Extensão

Projetos de Extensão são atividades extracurriculares associadas à universidade.

FrágilMar - Fragilidade do Ecossistema Antártico: ação humana e biodiversidade

(PEX/UFPR: PEX-00019822)

Resumo:
 

A Antártida, com as suas condições climáticas extremas, é o ambiente favorável à evolução de uma biota única que desenvolveu adaptações bioquímicas e morfológicas notáveis. Ao mesmo tempo, as interações da biota Antártica com as pressões adicionais causadas pelas atividades humanas, locais e globais, ainda não são bem compreendidas e causam preocupação. A antropização tem impacto direto na estabilidade dos ecossistemas e, consequentemente, afeta uma ampla gama de serviços ecossistêmicos. A utilização da divulgação científica, como mecanismo de transmissão do conhecimento científico, possibilitará maior entendimento do público-alvo sobre ciência Antártica e do papel individual e coletivo na conservação do planeta organizado em redes ecossistêmicas. Isto será feito sob a forma de um programa educativo e comunicativo, envolvendo a educação não formal (mostras fotográficas), a educação formal (palestras) e a educação difusa (educomunicação). Recursos variados de multimídias, como áudios, vídeos e animações em conjunto com mídias tradicionais como textos, gráficos e imagens serão empregados. As atividades a serem desenvolvidas serão interativas e expositivas-dialogadas, com o objetivo de construção do conhecimento sobre Antártida e como este conhecimento pode auxiliar no entendimento de aspectos ecológicos vivenciados pela população bem como alunos, no ambiente escolar, doméstico e da comunidade em que vivem. Espera-se com este projeto possibilitar maior visibilidade, nacional e internacional, da ciência Antártica brasileira. Esta proposta é uma continuidade do projeto de extensão “Antártica e Brasil? Pesquisa brasileira no gelo?” e atualmente encontra-se inserida no âmbito do projeto aprovado “Fragilidade do Ecossistema Antártico: Investigando os impactos da ação humana no metabolismo e na biodiversidade dos organismos marinhos austrais – FRÁGILMAR” (processo CNPq n. 440969 /2023-9 – Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 08/2023 – PROANTAR)

As fotos abaixo ilustram uma palestra realizada em maio de 2024 – Escola Municipal Pilarzinho, Curitiba/PR.

Antártica e Brasil? Pesquisa Brasileira no Gelo?

Projeto vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC/UFPR

Resumo:

A Antártida influencia globalmente os ecossistemas, sendo responsável por aproximadamente 90% da água doce mundial. O Brasil, como membro consultivo do Tratado Antártico, participa de reuniões das Partes Consultivas do Tratado da Antártida, visando o estabelecimento de políticas que irão reger as atividades na região. Dentre estas políticas, temos a popularização para a comunidade mundial da Antártida, no que tange aos seus vários aspectos, dentre eles, sua biodiversidade, atmosfera, características geológicas, hidrológicas, glaciologia e educação. Este projeto tem por objetivo divulgar para estudantes de educação básica e superior de Curitiba e Região Metropolitana a importância dos ecossistemas antárticos, sua relação com a América Latina e as pesquisas brasileiras realizadas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro. Levantamentos bibliográficos sobre Antártida são realizados com o objetivo de fornecer embasamento teórico para a confecção de palestras utilizando recursos variados de multimídias, como áudios, vídeos e animações em conjunto com mídias tradicionais como textos, gráficos e imagens. Escolas públicas e particulares de Curitiba e Região Metropolitana são contatadas visando o estabelecimento de datas, conteúdo a ser ministrado e faixa etária dos alunos. A avaliação será realizada de forma informal pela equipe executora da proposta através de diálogos com o público alvo, estudantes e professores, visando melhorias no conteúdo ministrado nas palestras. As palestras ministradas são expositivas-dialogadas, permitindo a interação entre palestrante e ouvintes com o objetivo de construção do conhecimento sobre Antártida e como este conhecimento pode auxiliar no entendimento de aspectos ecológicos vivenciados pelos alunos no ambiente escolar, doméstico e da comunidade em que vive. Além disso, a execução destas atividades proporciona um amadurecimento didático – pedagógico e científico dos alunos da UFPR auxiliando nos processos de ensino – aprendizagem utilizando como mecanismo de transmissão do conhecimento a importância da ciência, do papel individual na conservação do planeta e da necessidade de investimento em pesquisa visando melhoria da qualidade de vida das pessoas e de outros organismos vivos.

As fotos abaixo ilustram as palestras ministradas no projeto de extensão. 

Para agendar uma palestra clique aqui

Popularização e disseminação da ciência

Laboratório de Biologia Adaptativa/UFPR

Resumo:

O Laboratório de Biologia Adaptativa está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular  e Ecologia e Conservação ambos localizados no Setor de Ciências Biológicas  da UFPR.

           Os pós-graduandos do Laboratório de Biologia Adaptativa realizam palestras para diferentes público-alvo, como escolas, universidades, cursos técnicos, dentre outros. Os assuntos destas palestras, são bastante abrangentes, dentre eles, poluição, ecotoxicologia, biomarcadores de contaminação ambiental, biodiversidade, sinalização celular e mecanismos moleculares e celulares diversos

As fotos abaixo atividades realizados no laboratório de biologia adaptativa.

Para agendar uma palestra clique aqui

Quer saber mais sobre a pesquisa desenvolvida no laboratório?